sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Rio sulense



Riossulense premiada em concurso estadual do Sebrae
06 de Fevereiro de 2009



A riossulense que estuda administração na Udesc, Tayse Espinoza foi a vencedora na categoria Serviço no Concurso Estadual de Plano de Negócios para Universitários, promovido pelo Sebrae. O objetivo do concurso era trazer a realidade do mercado de trabalho para os universitários inserindo-os em práticas cotidianas do universo empresarial.
Como prêmio, Tayse recebeu uma viagem, incluindo estadia e alimentação, com duração de sete dias, para visitas técnicas às micro e pequenas empresas além de outras instituições do Vale do Silício, Califórnia, nos Estados Unidos.
Os alunos puderam inscrever os planos em quatro categorias: serviços, comércio, indústria e agronegócios. Foram levados em consideração a consistência das informações fornecidas, a viabilidade econômica e financeira do plano de negócio e o conhecimento do mercado de acordo com a realidade local.
A vencedora na categoria Serviço Tayse Espinoza, 21, disse que a experiência
foi a consolidação de um sonho familiar. "Meu pai é micro empresário do ramo de comércio e eu sempre desejei seguir seus passos. Quando tomei conhecimento da competição vi uma oportunidade de colocar meu desejo em prática", revela a estudante da 7ª fase de Administração Empresarial, que recebeu a média mais alta entre os finalistas.
Ela conta que foram cinco meses entre planejamento e elaboração do Plano de Negócios, que propôs à formação de Centros de Negócios Internacionais, "para pequenos empresários que desejam diversificar seus negócios, investindo em exportação, mas que precisam de orientação sobre esses novos mercados", explica.
Sobre a possibilidade de tornar esses centros uma realidade, Tayse é enfática: "vou batalhar para isso". E, define sua participação na competição com uma reflexão: "quem tem objetivo de ganhar o mercado tem que correr atrás e fazer as coisas da melhor forma".
Essa é a primeira edição do concurso promovido pelo SEBRAE/SC, cujo objetivo é promover o espírito empreendedor dos estudantes, com a elaboração de Planos de Negócios, unindo a vivência acadêmica às práticas empresariais. O número de inscritos superou as expectativas: mais de 860 universitários de diferentes partes do Estado participaram da seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário