Pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revela que apenas 5,2% dos que abrem um novo negócio apresentam para o mercado um produto INOVADOR, enquanto 82,3% dos novos empreendedores chegam ao mercado sem oferecer novidades.
É o que costumavamos ouvir no nosso Ensino fundamental: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"... o brasileiro não cria, mas copia.
Para José Dornelas, professor no MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA) recomenda:
"Não é uma questão de ter mais ou menos criatividade. É entender a demanda do público, as tendências de consumo, conhecer o que já é oferecido e pensar o que pode ser feito de diferente".
Vamos conhecer o mercado? Que tal pesquisar, escutar, entender?
Uma DICA: comece por aqui...
http://www.sebraesp.com.br/conhecendo_mpe/estudos_tematicos/cenarios_2009_2015
http://www.sebraesp.com.br/conhecendo_mpe/estudos_tematicos/cenarios_2009_2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário